Para muita gente morcego é sinônimo de vampiro. Pode até ser, pois existem três espécies de morcegos que se alimentam de sangue.
Mas são três espécies de um total de mais de mil! Por isso, dificilmente você vai encontrar um morcego vampiro. E, se encontrar um deles, não se preocupe: morcegos que se alimentam de sangue preferem o sangue de animais, como o do gado no campo e das aves.
Os morcegos exercem um papel muito importante na ecologia, inclusive na ecologia urbana, uma vez que são predadores naturais de diversas pragas, como mosquitos e gafanhotos.
Não, morcegos não tem veneno. Mas, se estiverem próximo demais das pessoas, podem ser um problema.
Eles são animais silvestres (e diferentemente dos seu cachorro ou gatinho, não são vacinados), por isso podem transmitir doenças como a raiva e a histoplasmose.
NUNCA PEGUE UM MORCEGO!!!
Por mais bonito que você o considere (o que é difícil, pois, visto de perto, o bicho é bem feio), lembre que o certo é ele lá e você aqui. Cada um em seu lugar.
Algumas vezes eles chegam próximo demais dos seres humanos, fazendo seus ninhos sob as telhas, entre forros, entre divisórias de madeira das casas, e em fossos de elevadores e vãos de dilatação de prédios. Nestes casos, pode ser necessário espantá-los.